terça-feira, 27 de outubro de 2009

Encontro com o passado em Parnaíba

Pois é, fui a Parnaíba (Piauí), me desviando do roteiro de capitais de todo nordeste, exatamente para ter o prazer de encontrar as minhas raízes. Parnaíba é o berço de parte de minha família - meus avôs maternos nasceram lá, assim como minha mãe também. E sempre ouv muita coisa, muita história de D. Mãezinha, de Vovó Otilha, de Tia Maria, Tia Maristela, de Tio Antônio e Tia Maria da Graça, de bombas d´água que faziam a festa da garotada na hora do banho, de sapotis adocicados naturalmente... Muitas histórias. E nada mais justo do que me permitir ter este encontro com o passado. E com o presente. Antes de mais nada, encontrei uma família muito receptiva, pessoas de um amor incomum... normais, mas ao mesmo tempo, incomuns. Encontrei primas muito gentis - Inês, Eulália e Eneida. Encontrei o passado numa voz lúcida e que me fez chorar muito de emoção da pessoa de Tia Maria. Foram momentos únicos. Me diverti com a educação inglesa dos cães da Inês, que me hospedou em sua casa e me fez até fazer aulas de yôga e também receber o jorei. Me diverti muito com a felicidade aguda e o riso gostoso de Amandinha. Conheci o rio Parnaíba, o porto, o comércio, a Casa Inglesa - local de trabalho de meu avô no passado -, o artesanato peculiar, conheci Pedra do Sal, brinquei em suas pedras a ponto de me ralar nas pernas. Mas o que eu gostei foi de conhecer uma família bonita, unida ao seu modo, forte de raízes antigas, e de perceber a presença, mesmo que disfarçada de todos os parentes presentes. Juro a vocês, quase fiquei mais tempo por lá, e dois dias de passeio foram quase como duas semanas


praia do Sal - Parnaíba/PI


praia do Sal - Parnaíba/PI


"1, 2, 3...", praia do Sal - Parnaíba/PI


"...olha o passarinho", praia do Sal - Parnaíba/PI


exercício nas pedras, praia do Sal - Parnaíba/PI


exercício nas pedras, praia do Sal - Parnaíba/PI


encrustrado na rocha, praia do Sal - Parnaíba/PI


caminhos rochosos, praia do Sal - Parnaíba/PI


detalhe, praia do Sal - Parnaíba/PI


casa privilegiada, praia do Sal - Parnaíba/PI


nas pedras, praia do Sal - Parnaíba/PI


nas pedras, praia do Sal - Parnaíba/PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário