quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Teresina - a capital sem praia

Sim, isso mesmo, pelo visto, Teresina, a capital do Piauí é a única no nordeste que não é banhada pelo mar. Dizem as más línguas que a verdadeira cidade que deveria ter sido escolhida capital do estado era Parnaíba. Teresina tem outros títulos, que sempre é bom ressaltar: 1 - Cidade mais quente do Nordeste; no período de setembro a novembro, a temeperatura chega a 50º sem fazer esforço, e na sombra, chega a 35º. Alguns dizem que o diabo mora lá. 2 - Na Serra da Capivara foi encontrada a ossada do homem mais pré-histórico mais antigo da América do Sul. E na verdade, não era um homem, e sim uma mulher; em outras palavras, uma cidade histórica. Conheci a cidade praticamente toda, comi o maior sanduíche da minha vida toda, e a um preço maravilhoso, percebi que outras formas na vida (não me questionem sobre isso), conheci um artesanato muito característico, voltado pra religiosidade, mas que também é bem forte em diversos temas, usando muito carnaúba como matéria-prima, conheci de perto o processo de cozimento de peças de barro, a confecção, o forno e tudo mais, um pólo de barro muito bem organizado, conheci a lenda do cabeça de cabaça, vi o encontro das águas, vi emas de perto, senti na pele um calor retado, senti um clima de cidade do interior (não posso mentir), conheci a floresta de fósseis, conheci frutas de sabores maravilhosos, vi muito artesanato voltado para pinturas rupestres. Tudo isso na companhia de meu amado amigo Uilton, que teve prazer em me mostrar a cidade em que ele mora... Mas agora eu tenho de seguir!



"50º graus" - Teresina/PI


"olha o leite" - Teresina/PI


close - Teresina/PI


arapuca - Teresina/PI


fogão de lenha - Teresina/PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário